loading

Workshop de imersão promove encontro com autores

Dramaturgos internacionais chegam a São Paulo para workshop com grupos de teatro jovem

A iniciativa faz parte da 13ª edição do Projeto Conexões de teatro jovem e reunirá atores amadores de São Paulo com os autores Jenny Valentine e Rob Drummond, além do escritor brasileiro Murilo Franco, para uma imersão teatral

São Paulo, maio de 2019 – Neste domingo, 26 de maio, a autora galesa Jenny Valentine e o escocês Rob Drummond chegam a São Paulo para participarem de um workshop de imersão do projeto Conexões, uma iniciativa da Cultura Inglesa com British Council, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres, que incentiva o teatro feito por jovens e para jovens como ferramenta para a formação humana e cultural fomentando, por intermédio do trabalho em equipe, a criação de espaços para a reflexão e expressão das questões presentes no jovem de hoje.

Um dos diferenciais do projeto é o intercâmbio cultural entre autores internacionais e jovens escolas públicas, particulares e grupos independentes de diferentes regiões de São Paulo. Esse é um aspecto muito estimulado pelo Projeto Conexões, que conta com uma equipe formada por diversos especialistas da área cultural e pedagógica na curadoria dos autores e das peças do portfólio.

Os textos Noturno/Diurno de Jenny Valentine e Carne de Rob Drummond serão discutidos pelos próprios dramaturgos com os seis grupos de teatro jovem selecionados na 13º edição do Conexões, que são os grupos de teatro da Cultura Inglesa, da Escola Superior de Artes Célia Helena, do Colégio São Luís, da Escola da Vila, da Escola Estadual Profª Eliana Fischer Bambi Delfino Pinto e grupo independente Convergência Teatral.

A partir de uma série de atividades formativas como jogos e improvisações, os jovens atores trocarão experiências e enriquecerão seus repertórios em um encontro com os autores para instigar ainda mais seus processos de montagem das peças. O workshop trará também, pela primeira vez, o escritor brasileiro Murilo Franco discutindo sua peça Verona, escolhida entre dezessete textos inéditos inscritos por jovens autores nacionais.

O workshop de imersão do Projeto Conexões faz parte do processo de montagem das peças, que inclui ainda acompanhamento com profissionais da Escola Superior de Artes Célia Helena, que fazem visitas aos ensaios e conduzem atividades formativas especialmente para os grupos.

As montagens culminam na Mostra Conexões de Teatro Jovem 2019, que acontece em outubro no teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, em São Paulo, com entrada livre e gratuita. As peças apresentadas são reunidas em um livro bilíngue, distribuído gratuitamente durante a mostra, para a internacionalização da dramaturgia nacional. Ao longo desses anos, o Projeto Conexões contou com mais de 3 mil participantes entre jovens e educadores, cerca de 13 mil espectadores e 47 peças publicadas em 12 livros.

O Conexões está inserido em um programa amplo e consagrado do National Theatre de Londres, o Connections, que em mais de 20 anos de atividade, com a montagem de mais de 140 peças, manteve-se fiel ao anseio de sua criação: estimular novos autores, promover discussões e encontros entre estudantes, atores e diretores sobre a encenação, estimulando o diálogo e o interesse dos jovens sobre as questões contemporâneas.

Workshop de imersão do Projeto Conexões
Data: 26 de maio (domingo)
Local: Colégio São Luís (Rua Haddock Lobo, 400 – Consolação, São Paulo/SP)
Horário: 9h às 17h30
Presenças confirmadas: autores Jenny Valentine, Rob Drummond e Murilo Franco.
Mais informações: www.conexoes.org.br
Encontro exclusivo para grupos participantes do Projeto Conexões