loading

_peças

  • O PRIMEIRO VÔO DE ÍCARO

    Luís Alberto de Abreu / 2008 (Português)

    Num baile de formatura, um professor relembra a partir de um lugar e de fotos, as histórias de três de seus alunos. A primeira história é sobre uma menina de periferia que nasce condenada por questões sociais e raciais a não dar certo na vida. No entanto, por alguma razão inexplicável, há nela um sopro de vida que a impele a superar dificuldades sociais e físicas, indo além do possível; a segunda é sobre uma garota que resolve se apaixonar e, resolvendo, acaba por se apaixonar de fato; a terceira é sobre um adolescente que detesta as interferências de seus pais em sua vida até que se descobre que seus pais já estão mortos e, mesmo assim, continuam querendo dirigir sua vida.

    ler o texto
  • NA BALADA

    Noemi Marinho / 2008 (Português)

    Grupo de amigos criados num condomínio de classe média se reúne em três ocasiões durante um ano. Seus encontros se dão em três ambientes: no play ou pátio, na balada e no dog depois da balada. No último encontro suas vidas estarão modificadas e a um passo da vida adulta.

    O núcleo central é de cinco meninas e cinco meninos. A importância não está concentrada em caracterizar os tipos clássicos, mas em desenvolver situações de fácil identificação. A insegurança e o preconceito diante da própria vida: a procura do amor, o confronto de classes sociais, a introdução ao álcool, a separação dos pais, a gravidez precoce, o peso da escolha profissional.

    Esse é um ano determinante em suas vidas porque muitas decisões terão que ser tomadas. Separações, alianças, enfrentamentos e crises eclodirão diante da iminência da desapropriação de todo o quarteirão para a construção de uma estação de metrô. É o adeus ao grupo e à infância. São as últimas promessas impossíveis e sinceras de eterna amizade.

    ler o texto
  • BOLO DE NOIVA

    Mário Viana / 2008 (Português)

    Comédia de humor negro e toques de suspense policial. No quintal de uma velha casa, um grupo de jovens se reúne. São todos parentes, cujos pais comemoram a boda de ouro dos avós. O público acompanha a festa pelos comentários dos jovens - boa parte em idade colegial, alguns já fazendo o primeiro ano de faculdade ou trabalhando. São 13 personagens jovens, que refletem em seus comportamentos os preconceitos e idéias dos próprios pais.

    Há a prendada Débora, especialista em bolos, mas sempre solitária; Nino, ator em início de carreira, que só fez pontas em programas de baixa audiência; Bomba, um pitboy agressivo; Benito, do núcleo mais pobre da família, que chega acompanhado da mulher, Nívea (ambos, ainda adolescentes), e da filha recém-nascida, etc. No auge da festa, um crime acontece no salão. Quem matou?

    ler o texto
  • UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO

    Moira Buffini / 2008 (Português)

    Numa cidadezinha britânica, sem nome, chegam duas jovens. Seus nomes não são seus nomes verdadeiros. Elas não declaram suas idades. A relação de uma com a outra não é clara. Elas são irmãs, como suas presumíveis identidades atestam? Ou são mãe e filha? Claire, a mais velha, assume um emprego em um pub. A mais jovem, Eleanor, vai para a escola.

    Durante um jogo da verdade em sua aula de teatro, Eleanor confessa que já vive há mais de duzentos anos e sobreviveu porque bebeu sangue humano. Seus colegas pensam que ela é totalmente louca e Mint, seu professor, a coloca em contato com o conselheiro da escola. Ela faz amizade com um menino, Frank, que foi educado em casa e é tão esquisito como Eleanor. Ele tenta levá-la ao fundo da sua ilusão como vampiro, por considerar tal ilusão, épica e forçada, como psicose. Por que alguém gostaria de não estar morto? Os pais de Frank acreditam que Ella é anoréxica - porque ela nunca come?

    Eleanor começou a escrever a história de sua vida como uma peça. Ela descreve o passado de Claire como de uma prostituta, na Londres do século XIX, e a sua própria formação como uma criança num orfanato particular. Enquanto isso as coisas estão se desmoronando. As pessoas estão desaparecendo. Eleanor e Claire são vampiros? Ou apenas jovens perturbadas, fugindo?

  • MY FACE

    Nigel Williams / 2008 (Português)

    Susie decide dar uma festa para todos os amigos que ela fez na Internet - mas as coisas começam a dar super errado no momento em que as pessoas virtuais se tornam reais. O Mark gosta da Susie, mas ela está mais preocupada com o fato da Lou gostar do Sam. É por isso que estão tendo uma briga no site de bate-papo chamado "My Face".

    O Sam - embora ainda não saiba - está gostando da Emma e, para piorar ainda mais as coisas, a Lou pode estar gostando o irmão da Susie, o Pete! Desastre total! E o que isso tudo tem a ver com um evento a fim de arrecadar fundos para o Exército Israelense; ou com o fato do Mark ter colocado a foto do primo dele ao invés da própria foto em seu perfil do site "My Face"? Uma comédia de ritmo intenso sobre identidade.

  • REFUGO

    Abi Morgan / 2008 (Português)

    Kojo tem 14 anos, mas ninguém acredita nele. Ara vem de Bagdá e ainda ouve as bombas caindo à noite. Cheung sabe dar saltos mortais de costas e vem de uma aldeia chinesa com mais de 1000 anos de existência. Cada um tem sua história. Todos têm segredos. A mãe de Cheung morreu no caminhão que os trouxe ao Reino Unido. Uma terra de promessas; uma terra que achavam abriria seus braços para eles, mas que na verdade não quer saber deles.

    Órfãos em Londres, eles são a única família que têm agora. Kojo é o menino novo. Juntos, contam sua história. Uma história da infância perdida, grandes árvores e um assassinato em andamento; um assassinato cometido por uma criança que todos dizem ser um homem. Kojo tem 14 anos, mas ninguém acredita nele. Ele é apenas um dos menores desacompanhados que chega a Londres, abandonado nas ruas da Inglaterra.