loading

Projeto Conexões de Teatro Jovem é tema de palestra nesta quinta (10), em Tatuí/SP

 São Paulo, 7 de outubro de 2013 - O Projeto de Teatro Conexões, versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres (Inglaterra), será tema da palestra desta quinta-feira, 10, a partir das 14 horas, no “3º Encontro de Teatro e Educação”, promovido pelo Conservatório de Tatuí, no interior paulista. A palestra será ministrada por Tuna Serzedello (diretor do grupo de teatro do Colégio São Luís), Laerte Mello (gerente Cultural da Cultura Inglesa), Leo Pelliciari (coordenadora da Escola Superior de Artes Célia Helena) e Luciana Barboza (diretora colaboradora da Escola Superior de Artes Célia Helena) que abordarão a dramaturgia para jovens.

Os representantes do Conexões participaram do encontro para discutir ações formativas na área de artes cênicas, dentro do Estado de São Paulo. “A parceria do Conexões com o evento vem de encontro com o objetivo do nosso projeto que há sete anos visa fomentar e contribuir para o movimento crítico de teatro jovem, abrir espaço para no segmento e formar novos grupos” explica Serzedello, um dos organizadores do Projeto Conexões.

O evento é aberto ao público e acontece de quarta-feira (9) até sábado (12). Além de palestras, durante o dia, no Setor de Artes Cênicas do Conservatório, contará com apresentações de espetáculos teatrais gratuitos, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Para as palestras não é necessário efetuar inscrições e os ingressos para os espetáculos podem ser retirados na bilheteria do teatro, antecipadamente. Mais informações sobre a programação no tel. (15) 3205-8444.

O Núcleo de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí será um dos grupos que encenarão de 1º a 10 de novembro, em São Paulo, na Mostra de Teatro Conexões. E, vale destacar, que o conservatório é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo.

Projeto Conexões – Em sua 7ª edição no Brasil, o Projeto Conexões é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. O seu ponto alto é a Mostra de Teatro Conexões, de 1º a 10 de novembro, em São Paulo, quando os estudantes encenam as peças. Após essa fase, os textos são publicados em livro e distribuídos para escolas públicas e bibliotecas municipais, com versões em português e inglês. Ao longo desses anos, já foram produzidos 26 textos inéditos, publicados em seis livros – as apresentações atraíram mais de 7 mil espectadores. 

O Conexões já ultrapassou fronteiras. Samir Yasbek, que escreveu para o Conexões em 2011, foi o primeiro autor brasileiro a ter sua peça também encenada no National Theatre. Entre os demais autores brasileiros que já produziram peças para o projeto estão: Caco Barcellos, Marcelo Rubens Paiva, Noemi Marinho, Luís Alberto de Abreu, Mário Viana, Sérgio Roveri, Bosco Brasil, Jandira Martini, Newton Moreno, Claudia Schapira e Cássio Piressão. Mais informações www.conexoes.org.br 

SERVIÇO

O que: 3º Encontro de Teatro e Educação do Conservatório de Tatuí

Quando: 12 de outubro

Palestra: “Projeto Conexões: Dramaturgia para Jovens”, às 14h, com Tuna Serzedello (Colégio São Luís), Laerte Mello (Cultura Inglesa), Leo Pelliciari  e Luciana Barboza (Escola Superior de Artes Célia Helena) 

Local:  Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí - Sala Preta (rua Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar – Tatuí (SP)

Entrada franca

 

Relações com a Imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Mércia Suzuki/ Deborah Ferreira

Email: mercia@presscomunica.com.br / deborah@presscomunica.com.br

Tel.: 11 3120-9999/ 3120-9986