loading

Mostra Conexões de Teatro Jovem - 11a edição

Onze grupos sobem ao palco para apresentar textos inéditos escritos pelos brasileiros Luis Alberto de Abreu e Márcia Zanelatto e os britânicos Tim Etchells e Anders Lustgarten

Entre os dias 18 e 29 de outubro, o Teatro Cultura Inglesa, em Pinheiros, será palco para mais de 400 jovens que participam da Mostra de Teatro Jovem, uma iniciativa dos realizadores British Council Brasil, Colégio São Luís, Cultura Inglesa e Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com o National Theatre de Londres.

Esta será a 11ª edição da Mostra Conexões, um projeto que já colocou 106 peças nos palcos, reuniu mais de 13.000 espectadores e lançou 47 textos inéditos, publicados em 10 livros e na web.

Neste ano, os textos foram escritos pelos dramaturgos brasileiros Luís Alberto de Abreu e Márcia Zanelatto e pelos britânicos, Tim Etchells e Anders Lustgarten. Em comum, os quatro têm biografias e obras engajadas em questões humanitárias atuais.

Para o Conexões, Luís Alberto de Abreu escreveu “Um admirável mundo novo”, sobre a memória de um professor em crise, que inclui episódios da gravidez de uma adolescente, de um aluno transgênero e outro que desiste da escola. Márcia é autora de “Meninas, meninos, menines”, uma comédia comovente sobre gêneros, formada por pequenos episódios independentes.

Para o Connections, de Londres, Tim Etchells publicou "Atualização de Status”, um catálogo divertido das coisas que os adolescentes aprendem, acreditam e acham que já decidiram sobre o mundo. Anders Lustgarten criou “Extremismo”, sobre uma classe em estado de choque com a prisão de um colega, o imigrante Jamal. As peças foram traduzidas, respectivamente, por Rodrigo Haddad e Fernanda Sampaio.

Participam da Mostra Conexões 2017 grupos de teatro, formados por estudantes de 13 a 19 anos, representantes das escolas Vera Cruz, Cultura Inglesa, São Domingos, São Luís, Colégio Espírito Santo, EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli, E.E. Prof. Astrogildo Silva e E.E. Dr. Baeta Neves. Três grupos independentes também fazem parte do projeto: Cia. Vizinho Legal, Núcleo Mudança de Cena e Teatro e Cia. Mesa-redonda: O Teatro Jovem ao Norte do Mundo O Conexões está inserido em um programa amplo e consagrado do National Theatre de Londres, o Connections, que em mais de 20 anos de atividade, expandiu-se por meio de parcerias para oito países, entre os quais Finlândia e Suécia. Para debater sobre o alcance e os resultados da iniciativa nesses países, onde a proposta tem alcance nacional e está inserida no ensino público, será promovida a

mesa redonda “O Teatro Jovem ao Norte do Mundo”, no sábado, dia 28 de outubro, às 16h. Estão confirmadas as participações da finlandesa Inke Rosilo, produtora e coordenadora do projeto Nuori Näyttämö (cuja tradução é Cena Jovem), e de Edward Buffalo Bromberg, diretor artístico do Teatro Nacional da Suécia e coordenador do projeto Länk de Teatro Jovem (länk significa link em sueco).

 

Confira o Cronograma das Apresentações e programe-se:

 

MOSTRA CONEXÕES 2017

De 19 a 29 de outubro

Quarta, quinta e sexta às 20h30

Sábado e domingo* às 16h e às 20h

 

Dia 19 de outubro - quinta

20h30 - EXTREMISMO, de Anders Lustgarten com o GTCOES - Grupo de Teatro do Colégio Espírito Santo

 

Dia 20 de outubro - sexta

20h30 - EXTREMISMO, de Anders Lustgarten com o grupo de Teatro da Cultura Inglesa

 

Dia 21 de outubro - sábado

16h – UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!, de Luís Alberto de Abreu com o Cia. Vizinho Legal

20h - ATUALIZAÇÃO DE STATUS, de Tim Etchells com o Grupo Eda Teatro Jovem da Emef. Profa. Eda Mantoanelli

 

Dia 22 de outubro - domingo

16h - UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!, de Luís Alberto de Abreu Grupo Trem da Alegria - E.E. Prof.AstrogildoSilva

20h - UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!, de Luís Alberto de Abreu NúcleoMudança de Cena

 

Dia 25 de outubro - quarta

20h30 - EXTREMISMO, de Anders Lustgarten com o Grupo de Teatro Vera Cruz

 

Dia 26 de outubro - quinta

20h30 - UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!, de Luís Alberto de Abreu com o grupo da Escola Superior de Artes Célia Helena

 

Dia 27 de outubro - sexta

20h30 - ATUALIZAÇÃO DE STATUS, de Tim Etchells com o grupo de Teatro do Colégio São Domingos

 

Dia 28 de outubro - sábado

Das 16h às 18h30 - Mesa Redonda"O TEATRO JOVEM NO NORTE DO MUNDO" Conexões na Finlânda, Suécia e Noruega - com convidados internacionais. E lançamento do livro "Conexões 2017 - nova dramaturgia para jovens"

20h –MENINAS, MENINOS, MENINES, de Márcia Zanelatto com o grupo de Teatro do  Colégio São Luís

 

Dia 29 de outubro - domingo

16h - MENINAS, MENINOS, MENINES, de Márcia Zanelatto com o grupo Teatro e Cia

20h - UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!, de Luís Alberto de Abreu com o grupo da E.E. Dr. Baeta Neves

SERVIÇO: 11ª MOSTRA CONEXÕES DE TEATRO JOVEM (2017) De 18 a 29 de outubro Quarta, quinta e sextas às 20h30. Sábados e domingos às 16h e às 20h TODAS AS APRESENTAÇÕES COM ENTRADA FRANCA E INGRESSOS DISTRIBUÍDOS 1h ANTES DAS PEÇAS. LOCAL: Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros. Rua Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros.