loading

_grupos

  • TEATRO DE CRIAÇÃO

    Instiuição: Colégio Esperança
    Direção: Juliana Tura

    O teatro de criação foi criado em 1998 e desde então desenvolve seu trabalho com jovens que têm a possibilidade de conhecer o fazer teatral de maneira bem comprometida. Ao longo desses anos, diversas montagens foram realizadas de forma que os jovens que tiveram a oportunidade de passar pelo processo pudessem conhecer e experimentar autores como Bertold Brecht, Luís Alberto de Abreu, Aluísio Azevedo, Chico Buarque de Hollanda, entre tantos outros. Assim, o grupo Teatro de Criação vai se renovando a cada ano, tanto com os novos alunos que chegam, como na experimentação de novas linguagens e novos fazeres teatrais. É o 2º ano que o grupo participa do Conexões.

  • CIA TECA

    Instiuição: Colégio Amorim
    Direção: Rogério Troiani

    A Companhia de Teatro do Colégio Amorim - Cia.TeCA deu inicio as suas atividades no ano de 2006 com o objetivo incentivar a prática teatral como instrumento de auxílio à educação e desta forma integrar os alunos das duas unidades da Instituição de Ensino Colégio Amorim. Com cinco anos a Cia teCA montou mais de 15 espetáculos e já participou de projetos culturais como Conexões e de festivais competitivos como a Mostra Sesi Sorocaba de teatro estudantil.

  • GRUPO DA SUBPREFEITURA DA VILA PRUDENTE

    Direção: Carlos Alberto Rodrigues Vieira

    O trabalho surgiu no ano passado, com o intuito, de ter uma atividade cultural para a comunidade. Começou como uma oficina de teatro para todas as idades (12 a 100 anos), que funciona até hoje uma vez por semana com duração de 1h30 (com a entrada do grupo no projeto Conexões estamos expandindo os nossos encontros). O grupo é composto por 16 integrantes tendo 9 meninas e 7 meninos, do começo da oficina até os dias de hoje, permanecem cinco componentes, esta nova formação começou a trabalhar em fevereiro deste ano. O nosso objetivo é ter o teatro como prática de educação, que possa libertar-se através de um agir crítico, que considere e reflita sobre a realidade, buscando um foco da atividade teatral.

     

  • GRUPO DA ETEC GUARACY SILVEIRA

    Direção: Marcos e Fátima Alessandra

    A ETEC Guaracy Silveira sempre teve grupos espontâneos de teatro de alunos. Indo de encontro ao desejo destes alunos, implantamos o Grupo de Teatro a partir de 2008. Já montamos espetáculos como “ A Barca do Inferno” de Gil Vicente, “O beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues, e uma improvisação sobre Bertold Brecht. Mas foi em 2011 que o projeto de teatro se tornou institucional pelo Centro Paula Souza que é a fundação que abrange todas as escolas técnicas do Estado. Este ano sob a direção de Fátima Alessandra Deanna Buono esta montando “ O Araguaia” e pretende montar “O Teseu” de Cassio Pires.

  • GRUPO DA ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA

    Direção: Rafael Masini

    Constituído por alunos dos primeiros anos dos cursos de bacharelado de teatro e técnico-profissionalizante, os participantes partem para um grande desafio: estabelecer as relações do trabalho em grupo, tanto de ordem afetiva quanto produtiva, para participar da construção e da criação da montagem de Contos que cantam sobre pousopássaros, de Cláudia Schapira.

     

  • GRUPO "E POR AI VAI..."

    Instiuição: Colégio Morumbi Sul
    Direção: Alessandra Baptista

    Desde 2001 o Colégio Morumbi Sul oferece aulas de teatro aos seus alunos. Direcionado pela atriz e arte-educadora Alessandra Marques, o Grupo de Teatro “E POR AÍ VAI...” reúne-se semanalmente em ensaios com três horas de duração. O foco da direção em todos os trabalhos do grupo é valorizar a interpretação de cada ator e atriz. No currículo do Grupo estão os espetáculos “O último carro”, de João das Neves,

    “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “A Troco de Nada”, de Luis Alberto de Abreu, entre outros. Sem deixar de lado o entretenimento, os encontros semanais têm como objetivo preparar o elenco para a montagem de um texto teatral bem conceituado. Técnicas teatrais, entre elas, exercícios corporais, vocais, explicações teóricas e jogos dramáticos são usadas pensando principalmente na interpretação de personagens. Contando com o apoio da Coordenação e Direção do Colégio Morumbi Sul são realizadas apresentações em diversos teatros, além de entidades carentes e escolas públicas, visando levar cultura e diversão ao público que nem sempre tem a oportunidade de assistir um espetáculo.

     

  • GRUPO ERROEMACERTO

    Direção: Pedro Garrafa

    O Grupo ERROemACERTO é, ao mesmo tempo, um grupo de teatro e um curso de montagem de espetáculo, dirigido e ministrado por Pedro Garrafa. Todos os 14 integrantes do ERROemACERTO são ex-alunos dos grupos de Teatro EXPRESSÃO e FURACO DE TEATRO, respectivamente sediados nos colégios Johann Gauss e Dimensão. Interessados em continuar o processo de aprofundamento na técnica de interpretação e criação teatral, os ex-alunos desses grupos procuraram o professor/diretor, que por sua vez organizou o grupo e realizou a inscrição no projeto Conexões. Este é o 2º ano do grupo no projeto.

     

  • CIA VIZINHO LEGAL

    Direção: Leandro Oliva e Jackeline Obrigon

    A Companhia de Teatro Vizinho Legal é fruto do principal programa social da empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. chamado Programa Vizinho Legal, com atuação em três frentes: Cultura, sporte e Promoção de Saúde. O objetivo do Projeto vizinho Legal Cultura é promover a saúde emocional e relacional da comunidade do Programa Vizinho Legal por meio do acesso a diferentes expressões artísticas e da ampliação de repertório e lazer cultural no bairro Jaguaré. Com a participação no Projeto Conexões, desde 2007, a Cia de Teatro Vizinho Legal ampliou seu repertório e alavancou resultados positivos comprovados por pesquisas qualitativas e quantitativas. Montagens realizadas: Meio-Fio, de Marcelo Rubens Paiva, direção de Marcello Airoldi (2007); My Face, de Nigel Williams; Uma Professora Muito Maluquinha, de Ziraldo; Com meus botões, textos de Luis Fernando Veríssimo, dirigidas por César Negro e O Monstro do Lixo, texto e direção do próprio grupo (2008); Lindo de Morrer, de Cristopher William Hill; A Outra, criação coletiva, dirigidas por Daves Otani; A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, adaptação e direção de Leandro Oliva (2009), Gira Mundos, criação coletiva, direção de Danillo Moreno (2010), Maledicência, direção de Danillo Moreno (2010) e Crescer – Cenas de Fases da Vida, direção de Leandro Oliva (2011).

  • GRUPO T A P A

    Instiuição: E. E. Matilde Maria Cremm
    Direção: Rosa Lima Gomes

    O grupo “T A P A” originou-se da audácia de alguns alunos em 2010 e a Profa. Rosa que aceitou seguir em frente porque acreditam que a linguagem cênica contribui muito com melhorias na comunicação; e também por esta arte levar alegrias, oportunidades e mudanças a quem pratica. Fazemos questão de lembrar que fazer parte, pelo segundo ano consecutivo deste projeto, nos salientou ainda mais a vontade de prosseguir rumo a novos desafios. Agradecemos a toda equipe e os patrocinadores deste projeto pela oportunidade.

     

  • GRUPO T A P A

    Instiuição: E. E. Matilde Maria Cremm
    Direção: Rosa Lima Gomes

    O grupo “T A P A” originou-se da audácia de alguns alunos em 2010 e a Profa. Rosa que aceitou seguir em frente porque acreditam que a linguagem cênica contribui muito com melhorias na comunicação; e também por esta arte levar alegrias, oportunidades e mudanças a quem pratica. Fazemos questão de lembrar que fazer parte, pelo segundo ano consecutivo deste projeto, nos salientou ainda mais a vontade de prosseguir rumo a novos desafios. Agradecemos a toda equipe e os patrocinadores deste projeto pela oportunidade.

     

  • GRUPO DA CULTURA INGLESA

    Direção: Daniela Adoni

    O grupo Cultura Inglesa participa do Conexões desde 2007. Do grupo inicial contamos ainda com alguns integrantes que fizeram parte das montagens de “Treta no Jardim”, “My Face”, “Longe da Vista Chinesa” e “Nas Alturas”. Para a montagem deste ano, contamos com novos integrantes que chegaram cheios de vontade e empolgação. Esta mesma vontade e empolgação vale também para a diretora deste ano que veio para somar!

  • EMEF. GAL. EUCLYDES DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

    Direção: Sílvia Martins e Camila Garoli

    O grupo de teatro da EMEF Gal. Euclydes de Oliveira Figueiredo começou suas atividades em 2009 quando uma aluna resolveu inscrever a escola para participar do Projeto Conexões. Na ocasião, alguns alunos das sétimas e oitavas séries foram convidados e passaram a compor o grupo. Como a grande maioria dos alunos se formou na oitava série, parecia que o grupo tinha chegado ao fim. Porém, o sucesso do trabalho foi tão grande que, no início de 2010, o grupo tomou força com a inscrição de mais de 30 alunos das sétimas e oitavas séries para participarem do projeto e, assim, dar continuidade ao trabalho. Da formação original, o grupo conta com dois atores.

     

  • GRUPO DO COLÉGIO SÃO LUÍS

    Instiuição: COLÉGIO SÃO LUÍS
    Direção: Tuna Serzedello

    Uma das maiores escolas de São Paulo, fundada em 1867, tem como pilares de sua pedagogia o aprendizado acadêmico pautado pela modernidade e inovação e a formação cristã, que transmite valores humanos para o desenvolvimento de um olhar crítico do estudante. O Colégio oferece aulas de teatro a todos os seus alunos: no Ensino Infantil fazem parte da grade curricular e no Ensino Fundamental e Médio é uma atividade extracurricular. Pioneira em oferecer aos alunos um canal de televisão interno, a TV São Luís, já abrigou projetos teatrais como uma telenovela produzida pelos alunos. É um dos fundadores e parceiro do Projeto Conexões desde seu início em 2006.