loading

Edição 2019 Inscrições abertas

PROJETO CONEXÕES DE TEATRO JOVEM COMPLETA 13 ANOS E ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS GRUPOS

  * Até 13 de março é possível se inscrever na 13ª edição do projeto, que terá textos de Jenny Valentine, Rob Drummond e do vencedor do 1º edital de dramaturgia jovem Murilo Franco

   * Os participantes passam por um intenso processo ao longo do ano: leitura dos textos, workshop com os autores, ensaios e apresentações das peças

  São Paulo, 20 de fevereiro de 2019 – Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Projeto de Teatro Conexões 2019 - versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres (Inglaterra). O projeto é aberto a grupos teatrais de jovens estudantes, entre 12 e 19 anos, de escolas públicas, particulares e independentes ligados a ONGs da cidade de São Paulo e grande São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conexoes.org.br, até 13 de março.    Anualmente, o Projeto convida autores renomados, nacionais e internacionais, para escrever textos inéditos a serem encenados pelos jovens. Este ano, porém, tem uma grande novidade, um dos textos foi escrito por um jovem brasileiro, que respondeu ao chamado do 1º Edital de Dramaturgia Jovem lançado em 2018 pelo Conexões convidando jovens entre 15 e 25 anos a enviarem seus textos, inspirados pelo tema “Minha voz é minha liberdade”, para a próxima edição do projeto.

Verona, de Murilo Franco, foi o texto escolhido por uma comissão que misturava organizadores do projeto aos jovens participantes. No texto, alunos de uma escola são confrontados pela proibição de manifestações afetivas entre os estudantes ao mesmo tempo em que se preparam para encenar Romeu e Julieta. Vida e ficção se misturam nessa luta por liberdade.

Em parceria com o British Council do Peru, a escritora Jenny Valentine esteve em São Paulo e em Lima no ano de 2018, entrevistando grupos de jovens para escrever a bela Noturno/Diurno (Night/Day), em que uma jovem luta para recuperar a sua voz. A peça foi apresentada no Teatro Nacional de Lima no ano passado e é inédita no Brasil. Jenny é uma premiada escritora dos públicos infantil e jovem. Seu primeiro romance Finding Violet Park foi publicado em 2007 e desde então ela escreveu cinco romances para jovens e quatro para crianças. Suas obras já foram publicadas em 19 países.

O escocês Rob Drummond, fecha o time de autores deste ano com a narrativa de Carne (Flesh), em que um grupo de adolescentes acorda em uma floresta sem saber como eles chegaram lá. Eles não sabem porque estão separados em duas equipes diferentes e não têm ideia de qual jogo devem jogar. Sem comida, sem água e aparentemente sem chance de escapar. Rob é associado ao Traverse Theatre, e dentre os seus trabalhos mais expressivos estão: The Majority (National Theatre), o multipremiado Bullet Catch (The Arches), o aclamado thriller Grain In The Blood (The Traverse), e show In Fidelity (HighTide), em que Rob ajudou os membros da audiência a encontrarem o amor ao vivo no palco.  

Os três autores têm presença garantida no workshop de imersão do projeto que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio no Colégio São Luís. Ao longo do ano, os jovens que participam do Conexões passam por um intenso processo de aprendizagem, que inclui leitura dos textos, workshop de imersão, ensaios, fórum e apresentação das peças.      

Projeto Conexões – Versão nacional do renomado Connections, do National Theatre de Londres (Inglaterra). No Brasil, é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e o National Theatre de Londres. O projeto Conexões tem o objetivo de fomentar e contribuir para o movimento crítico de teatro jovem, abrir espaço no segmento e formar novos grupos. Nesses dez anos, já foram produzidos 50 textos inéditos, publicados em onze livros e no site do projeto (www.conexoes.org.br) – as apresentações atraíram mais de treze mil espectadores. Entre os autores brasileiros que já escreveram peças para o projeto estão: Caco Barcellos, Marcelo Rubens Paiva, Hugo Possolo, Luís Alberto de Abreu, Mário Viana, Marcelo Romangnoli, Bosco Brasil, Jandira Martini, Newton Moreno, Claudia Schapira, Leonardo Moreira, entre outros.

As inscrições e a participação no projeto são gratuitas e devem ser feitas unicamente pelo site do Conexões (http://conexoes.org.br/inscricoes).

SERVIÇO:

PROJETO CONEXÕES DE TEATRO JOVEM 2019 – 13ª EDIÇÃO

O que: Inscrições abertas para grupos de teatro de escolas públicas e grupos independentes com participantes entre 12 e 19 anos.

Quando: até 13 de março

Quanto: Inscrições Gratuitas

Onde: Somente pelo site do projeto: http://conexoes.org.br/inscricoes