loading

Edição 2016 - Inscrições Prorrogadas até 18/3!

INSCRIÇÔES PRORROGADAS ATÉ DIA 18 DE MARÇO!

Projeto Conexões de teatro jovem comemora 10 anos e abre inscrições, a partir do dia 2 de fevereiro

 

ü  Até 18 de março é possível se inscrever na 10ª edição do projeto, que terá textos de Patrick Marber, Alexandre Dal Farra, Lucienne Guedes e Lucinda Coxon.

 

ü  Os participantes passam por um intenso processo ao longo do ano: leitura dos textos, workshop com os autores, ensaios e apresentações das peças

 

  São Paulo, 30 de janeiro de 2016 – Estão abertas as inscrições para a 10ªedição do Projeto de Teatro Conexões 2016 - versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres (Inglaterra). O projeto é aberto a grupos teatrais de jovens estudantes, entre 12 e 19 anos, de escolas públicas, particulares e independentes ligados a ONGs da cidade de São Paulo e grande São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conexoes.org.br, até 4 de março. 

 Anualmente, o Projeto convida autores renomados, nacionais e internacionais, para escrever textos inéditos a serem encenados pelos jovens. Comemorando seu 10º ano o projeto tem em seu portfólio deste ano o autor Patrick Marber, conhecido mundialmente por sucessos do cinema como “Closer” e “Notas sobre um escândalo” indicados a inúmeros prêmios como o TONY, Globo de Ouro e o Oscar. Seu texto “Os Músicos” (The Musicians) fala sobre uma orquestra escolar que se apresenta em Moscou e seus instrumentos ficam presos na alfândega.

Lucinda Coxon é a outra autora britânica com a peça “Eles são assim mesmo?” (What are they like?). Coxon já escreveu mais de uma vez para o National Theatre de Londres e tem muita experiência em textos para jovens, desta vez faz com que os atores interpretem seus pais em uma divertida comédia sobre o embate entre gerações.

Os autores brasileiros também estão muito bem representados por dois jovens talentos dos nossos palcos. Alexandre Dal Farra, vencedor do prêmio Shell em 2012 pela peça “Mateus,10”, já teve peças suas encenadas por grupos importantes como o Teatro da Vertigem, o Núcleo Experimental do SESI e o Tablado de Arruar. Para esta edição está preparando um texto sobre ética em que um grupo de atletas é testado em seus limites.

Lucienne Guedes, atriz com um grande currículo em dramaturgia, integra o time com sua experiência de doutoranda pela ECA-USP em processos criativos de dramaturgia e tendo trabalhado com o Teatro de Narradores, Núcleo Bartolomeu e Teatro da Vertigem, traz a peça “A Ponte” que usa da estrutura do teatro NÔ para contar de maneira poética a história de uma cidade e seus amores.

 

Ao longo do ano, os jovens que participam do Conexões passam por um intenso processo de aprendizagem, que inclui leitura dos textos, workshop de imersão com os autores , ensaios, fórum e apresentação das peças.      

 

  Projeto Conexões – Versão nacional do renomado Connections, do National Theatre de Londres (Inglaterra). No Brasil, é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. 

O projeto Conexões tem o objetivo de fomentar e contribuir para o movimento crítico de teatro jovem, abrir espaço no segmento e formar novos grupos. “Somos apaixonados pela dramaturgia para jovens. A ESCH além de parceiro e participante do projeto é formador de novos dramaturgos em seus cursos”, ressalta Léo Pelliciari, coordenadora da Escola Superior de Artes Célia Helena. Nesses dez anos, já foram produzidos 39 textos inéditos, publicados em nove livros e no site do projeto (www.conexoes.org.br) – as apresentações atraíram mais de doze mil espectadores.

“O intercâmbio entre os dramaturgos e alunos de diferentes culturas e classes sociais é um dos pontos fortes do projeto. ” – confirma Laerte Melo gerente cultural da Cultura Inglesa que também produz o Cultura Inglesa Festival estimulando a cultura brasileira e britânica em diversas faixas etárias.

Entre os autores brasileiros que já produziram peças para o projeto estão: Caco Barcellos, Marcelo Rubens Paiva, Hugo Possolo, Luís Alberto de Abreu, Mário Viana, Marcelo Romangnoli, Bosco Brasil, Jandira Martini, Newton Moreno, Claudia Schapira, Cássio Pires, Paula Pimenta e Leonardo Moreira, entre outros.

 “O projeto fomenta a criação e exportação de novos textos brasileiros e fortalece o contato entre autores britânicos com os grupos e autores brasileiros. O modelo do Conexões e a participação dos jovens no processo têm sido fonte de inspiração para o National Theatre em Londres”, aponta Liliane Rebelo, gerente de artes do British Council no Brasil. “Os dez anos do projeto Conexões são uma prova de que o teatro para jovens no Brasil merece e precisa deste espaço investindo em um país mais criativo, ético e com base no diálogo entre as diversas camadas sociais. ” comemora Tuna Serzedello, coordenador do Conexões e diretor do Grupo do Colégio São Luís desde o início do Projeto em 2007.

As inscrições e a participação no projeto são gratuitas e devem ser feitas unicamente pelo site do Conexões (www.conexoes.org.br).

 

 

SERVIÇO:

 

Projeto Conexões de Teatro Jovem 2016 – 10ª edição

 

O que: Inscrições abertas para grupos de teatro de escolas públicas e grupos independentes com participantes entre 12 e 19 anos.

Quando: de 2 de fevereiro a 4 de março

Quanto: Inscrições Gratuitas

Onde: Somente pelo site do projeto: www.conexoes.org.br