loading

_autores

  • Luís Alberto de Abreu

    Dramaturgo, roteirista e professor, Luís Alberto de Abreu é autor de mais de sessenta peças teatrais encenadas entre as quais Bella Ciao, A Guerra Santa, O livro de Jó, Um trem chamado desejo e o Projeto Comédia Popular Brasileira com treze peças encenadas. Em cinema realizou, numa parceria com Eliane Caffé, o roteiro dos filmes Kenoma, Os narradores de Javé e Andar às Vozes.

    Recentemente co-roteirizou, com Luiz Fernando Carvalho, a microssérie Hoje é dia de Maria, veiculada pela TV Globo. Fundou a Escola Livre de Cinema, de Santo André, onde foi professor de roteiro. Organizou e coordenou o núcleo de Dramaturgia na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) e no Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, APCA, APETESP, Panamco e Shell e teve peças encenadas na Inglaterra, Japão, Coréia e Rússia.

  • Noemi Marinho

    Atriz, dramaturga e diretora teatral. Formada na Escola de Arte Dramática - EAD (ECA-USP). Trabalhou com o Grupo TAPA, Grupo Mambembe, Fauzi Arap, Francisco Medeiros, Silnei Siqueira, Jorge Takla, Iacov Hillel. Recebeu os prêmios Apetesp e Shell como dramaturga e APCA e Mambembe como atriz.

  • Mário Viana

    Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi repórter na Folha de S. Paulo (1983-1988), editor-assistente na revista Veja São Paulo (1988-1990) e editor do suplemento de turismo do jornal O Estado de S. Paulo (1990-2001), além de colaborador em diversas publicações nacionais. Recebeu prêmios no Concurso Nacional de Dramaturgia da Prefeitura de Porto Alegre, com as peças "Vamos?" e "Vestir o Pai"; no Concurso Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos, da Secretaria de Cultura de São Paulo, com a peça "Vestir o Pai"e ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia da Funarte - Região Sudeste, com a peça "Galeria Metrópole".

  • Moira Buffini

    É dramaturga e diretora. Entre suas peças mais conhecidas estão: Blavatsky's Tower, Gabriel (Soho Theatre), Silence (Birmingham Rep), Loveplay (RSC), Dinner (National Theatre/ Wyndhams Theatre), Dying For It (Almeida) e Marianne Dreams (Almeida). Seus principais filmes são: Presence, Gabriel, The Enlightenment, Dibbuk Box, Jane Eyre. Todas as peças de Moira foram publicadas pela Faber.

  • Nigel Williams

    Escreve romances, roteiros e peças. Entre seus romances mais famosos está Wimbledon Poisoner e entre as peças estão: Class Enemy, Country Dancing e Lord of the Flies, adaptação do livro de William Golding. Recentemente ganhou muitos emmys e Globos de Ouro pelo roteiro de Elizabeth I, estrelado por Helen Mirren.

  • Abi Morgan

    Escreve para televisão, cinema e teatro. Suas peças mais famosas são: Skinned, Sleeping Around, Tiny Dynamite, Tender e Splendour. Para televisão, My Fragile Heart, Murder, Tsunami- The Aftermath e Sex Traffic. Fez os roteiros de Brick Lane, uma adaptação do bestseller de Monica Ali e de White Girl, um filme para a BBC2 que será lançado em 2008.