loading

8ª Mostra Conexões de Teatro Jovem

8ª Mostra Conexões de Teatro Jovem

 

Dez grupos do Projeto Conexões sobem ao palco para apresentar quatro textos inéditos escritos por autores brasileiros e britânicos, especialmente para dialogar com o universo jovem.

 

5 de novembro (quarta)

18h às 20h - Fórum dos Grupos

 

6 de novembro (quinta)

20h30 - Grupo Colégio Consolata - A Voz do Silêncio

 

7 de novembro (sexta)

20h30 - Coletivo Apoena – Mentiroso

 

12 de novembro (quarta)

20h30 - Grupo Colégio São Luís - A Voz do Silêncio

 

13 de novembro (quinta)

20h30 - Grupo Ten Sing ACM Osasco - Anoesis

 

14 de novembro (sexta)

20h30 - Tô em Outra Cia. de Teatro - Cérebro à Vinagrete

 

15 de novembro (sábado)

16h - Grupo E.E. Dr. Baeta Neves - Mentiroso

20h - Grupo Conservatório de Tatuí - Cimbelino XXI: um ensaio

 

16 de novembro (domingo)

16h - Grupo Colégio NKARTE - Cimbelino XXI: um ensaio

20h - Grupo Colégio São Domingos - Cérebro à Vinagrete

 

21 de novembro (sexta)

20h30 - Grupo Cultura Inglesa - Cimbelino XXI: um ensaio

 

22 de novembro (sábado)

16h - Cia. Catraca do Riso - Cimbelino XXI: um ensaio

20h - Grupo Fundação das Artes de São Caetano do Sul - Anoesis

 

23 de novembro (domingo)

16h - Cia Vizinho Legal - Mentiroso

20h - Escola Superior de Artes Célia Helena - Anoesis

 

As peças

Mentiroso (Gregory Burke)

Uma comédia fantasticamente engraçada e de bom coração. Katie é praticamente uma deusa, mas com cérebro. Donnie é o menino novo da escola. Ele também é um mentiroso. Na verdade, o nome dele nem é Donnie, é Ronnie, mas ele acha que Donnie é o tipo de nome que uma menina como Katie vai preferir. Infelizmente, como os melhores mentirosos, Ronnie tem uma tendência a ser pego. Mas não é isso que vai fazê-lo parar. Ele vai conquistar esta garota de qualquer jeito e está preparado a inventar as mais extraordinárias obras de ficção pra garantir que ela não conseguirá resistir. Com a ajuda de seus dois comparsas, Eck e Beefy, e contra as duas amigas de Katie, as cínicas Kylie e Kelly, Ronnie faz de tudo para abrir caminho através do campo minado formado pelas tribos de adolescentes que compõem a típica escola britânica.

 

Anoesis (Junction25)

 

Nós sabemos que temos muitas escolhas a fazer.

Nós sabemos que precisamos sentar e enfrentar o que vem pela frente.

Nós sabemos que temos o direito de permanecer calados, mas que qualquer coisa que dissermos poderá ser usada contra nós.

Nós sabemos que temos que ter sucesso na vida.

Uma experiência de imersão sobre a educação escolar formal, as provas, o sucesso, o fracasso e os sistemas que nos afetam mesmo se escolhermos fazer parte deles ou não.

 

Cerebro à Vinagrete (Hugo Possolo)

 

Leo é mais velha que Quim. Ela tem 16 e ele 14 anos e esse é o motivo para ela terminar o namoro que já durava dois anos. Leo, sem querer, presencia o roubo dos gabaritos de uma prova. Assustada, procura Quim para decidir o que fazer. Juntos começam uma investigação por conta própria, sem envolver a direção da escola. Descobrem, aos poucos, que tudo foi planejado por uma seita secreta. A misteriosa seita tem um estranho objetivo: roubar os pensamentos das pessoas. Assim, Leo, Quim e seus amigos descobrem a explicação para vários casos que tinham acontecido envolvendo o pessoal da escola. Mas os dois são flagrados e aprisionados pelos seguidores da seita. Na medida em que a situação vai ficando cada vez mais complicada, os dois novamente se apaixonam um pelo outro. Somente resolvendo um complicado enigma é que poderão se salvar e desmascarar os líderes da seita.

 

Cimbelino XXI: Um Ensaio (Marcos Barbosa)

 

Cimbelino, Rei da Bretanha, exila o jovem Póstumo ao descobrir que ele desposara, em segredo, a princesa Imogênia. No exílio, Póstumo cede à lábia do nobre Iachimo e aceita fazer uma aposta com relação à fidelidade de sua esposa. Iachimo forja provas de que possuiu Imogênia e Póstumo, desolado, arma uma emboscada para matá-la. Imogênia é antecedida ao local do encontro por Clóten, um pretendente rejeitado, que a seguira na intenção de matar Póstumo e de violentá-la, por vingança. Há uma luta e Póstumo mata Clóten. Imogênia, ao ver o cadáver de Clóten, imagina estar diante do cadáver de Póstumo e chora a perda do marido de modo tão sincero que Póstumo entende que foi enganado por Iachimo. Póstumo se revela e conta a Imogênia o ocorrido, mas ao invés da esposa apaixonada que esperava encontrar, depara-se então com uma Imogênia que o repele e que põe em xeque o casamento. Um grupo de teatro de hoje tenta montar esse clássico e se depara com muitas questões complicadas.

A Voz do Silêncio (José Arthur Ridolfo)

 

Em um futuro não muito distante, a sociedade brasileira tenta sobreviver a uma das maiores crises pela qual já passou. Com escassez de suprimentos básicos e principalmente de água, as classes mais desfortunadas da população tentam invadir as 'áreas de proteção', criadas ao redor dos bairros mais nobres das diversas megalópoles do país. Até que um jovem mudo residente de um dos bairros protegidos decide investigar, com a ajuda de um grupo de amigos, diversos desaparecimentos que ocorrem na região.

 

Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros.

Rua Deputado Lacerda Franco, 333

(próximo à Estação Faria Lima do Metrô)

tel: (11) 3814-0100

 

ENTRADA FRANCA

ingressos distribuídos 1h antes

do início do espetáculo

 

Conheça o projeto

Conexões no site: www.conexoes.org.br

 

O Conexões existe há 8 anos em São Paulo e tem como objetivo incentivar o teatro feito por jovens e para jovens. Está inserido em um programa amplo e consagrado do National Theatre (Inglaterra), o New Connections que, em mais de 20 anos de atividade, contemplou a montagem de mais de 100 peças. O projeto também é realizado por parceiros internacionais na Itália, Noruega, Georgia e Portugal.